Garantir o acesso, a disponibilidade e a escalabilidade dos dados na nuvem requer uma infraestrutura de rede 100% confiável e robusta. Estas são as recomendações dos especialistas da Furukawa em parceria com a distribuidora Klint.
O mundo de hoje exige organizações cada vez mais competitivas, entendendo esse conceito como a capacidade de permitir acesso ágil e rápido a serviços e aplicativos, oferecer a disponibilidade de sistemas em todos os momentos e, fundamentalmente, garantir a segurança e proteção dos dados.
Nesse sentido, o ambiente certo para atender às demandas atuais e às demandas do futuro é o Centro de Dados; tradicional ou EDGE, permitindo o acesso a nuvens públicas, privadas ou híbridas.
Considerando que a maioria dos serviços está na nuvem, ou depende dela para sua operação, é fundamental mantê-los 100% conectados do ponto de vista da infraestrutura, explica Vinicius Bollauf, da Furukawa Solutions.
A nuvem é um conjunto de infraestruturas de armazenamento de dados conectadas globalmente por uma rede de cabos ópticos, tecnologias de satélite e outros. Esses pontos espalhados pelo planeta são os Centros de Dados e, nessa intrincada rede, a nuvem, o transporte de dados e os serviços funcionam”, acrescenta.
Além disso, para minimizar falhas é muito importante que todos esses pontos não estejam apenas conectados, mas que mantenham um desempenho homogêneo, tanto dentro do Centro de Dados quanto nas conexões entre eles.
Ao pensar no desenvolvimento de um Data Center, Vinicius Bollauf recomenda a avaliação prévia do projeto, a topologia e a escolha correta de fibras e cabos; bem como a quantidade, uma vez que essas variáveis têm impacto na velocidade e latência.
Também será essencial considerar algumas instâncias-chave, como a escolha de uma solução que ofereça o melhor benefício a longo prazo, estudando previamente a compatibilidade dos produtos com o resto do equipamento de rede e contemplando que a tecnologia selecionada esteja prevista na norma.
A Furukawa desenvolveu uma gama completa de tecnologias de conectividade de cobre e fibra óptica, racks, sistemas de dutos para cabeamento inteligente, bem como serviços de valor agregado, como suporte de engenharia para seu projeto e instalação.
Algumas das vantagens de desenvolver Data Centers com tecnologias de conectividade prontas para o futuro são:
– Alta Disponibilidade: canais de comunicação testados em fábrica para garantir total disponibilidade e em diversas topologias, para reduzir falhas e minimizar riscos de tempo de inatividade.
Modularidade: É possível expandir redes ópticas adicionando componentes “plug and play” e de alta densidade, reduzindo o tempo de instalação e a possibilidade de falhas nas comunicações.
– Desempenho: sistemas que garantem a transmissão com Erro Zero Bit são essenciais para atender tendências futuras de migração.
– Gerenciamento de Camadas Físicas: este sistema garante a atualização automática da documentação da rede, além de facilitar a localização física dos dispositivos conectados à rede, permitindo um gerenciamento de infraestrutura mais ágil e seguro.
Segurança: A implementação de um sistema de gerenciamento de camada física permite gerenciar o ponto físico da rede e mapeá-lo em uma plataforma de software, para que o Gerente de TI possa ter certeza de que está interconectado. Qualquer movimento não autorizado nos patch panels e/ou distribuidores ópticos produzirá alarmes; assim, a equipe de TI é capaz de identificar as falhas instantaneamente.
– Alta Densidade: soluções que permitem que extensões atendam demandas futuras, de forma rápida e sem comprometer o desempenho dos canais de comunicação, sem a necessidade de expansão física.
– Eficiência Operacional: uma infraestrutura de cabeamento projetada para aproveitar ao máximo os sistemas de projeto civil, refrigeração e energia (racks abertos, acessórios de cabeamen
Fonte: Furukawa – https://furukawasolutions.com/pt-br/como-e-o-data-center-que-exige-a-transformacao-digital/